Joias de ouro branco são sinônimos de elegância e sofisticação. Sua cor levemente prateada deixa qualquer peça única. Mas engana-se quem pensa que o metal é encontrado na natureza, como acontece com a sua versão de cor amarela. Na verdade, ele é uma liga metálica criada em laboratório a partir de várias misturas. Para saber mais sobre como essas peças são criadas
e ter a certeza de que está levando uma verdadeira, continue a leitura deste post:
Como são fabricadas as joias de ouro branco?
Primeiramente, vamos entender um pouco mais sobre o ouro amarelo, matéria-prima para a variação branca.
Por ser muito maleável, sua versão pura é inviável para o trabalho de um joalheiro e precisa sofrer misturas com outros metais.
Portanto, o ouro 18K na verdade é formado por 75% de ouro + 25% de outros metais (cobre, paládio ou níquel, por exemplo).
Já para formar o ouro branco, utilizam-se 75% de ouro 18K + 25% de metais brancos (prata, paládio, níquel ou ródio).
Embora o níquel seja mais barato e, consequentemente, custe menos para o consumidor final, pode causar dermatites.
Portanto, evite peças com essa composição ou avise ao cliente antes da compra. Como você notou, a quantidade de ouro 18K é bem maior que a de outros metais. Portanto, depois de fabricada, a joia continua com uma cor amarelada.
É aí que entra o banho de ródio.
O que é banho de ródio?
É um processo para dar a cor prateada na joia de ouro branco. O ródio é um metal nobre da família da platina, que confere muito brilho e resistência à peça por ele revestida. O ideal é adquirir uma peça que já venha com essa camada. No entanto, o banho de ródio sai com o tempo e o acessório volta a ser amarelado. Um anel ou aliança, por exemplo, começa a perder o acabamento entre seis meses e dois anos. No entanto, há joias que sofrem menos atrito e podem ficar com o mesmo banho por até 10 anos.
Como saber que a joia de ouro branco é verdadeira?
Para não levar peças falsificadas, é preciso conferi-las. Veja nossas dicas:
Observe gravura e acabamento
Peças de ouro costumam vir com grafias do tipo 14K, 18K ou 750 (o mesmo que 18K). Uma peça com concentração abaixo de 10K não é considerada ouro. Portanto, analise o interior do acessório. Além disso, acessórios de ouro costumam ter um bom acabamento, sem bordas que possam machucar o corpo durante o uso.
Coloque-a em um recipiente com água
O ouro é um metal pesado, de modo que a peça deve afundar quando colocada em um copo com água.
Aproxime a peça de um ímã
O ouro é um metal não magnético, ou seja, não é atraído pelo ímã. Se houver alguma movimentação, a peça é falsificada.
Esfregue-a em um local áspero
Embora não seja muito recomendado passar a joia em locais ásperos, o banho de ródio protege a sua peça, deixando-a muito mais resistente. Se o acessório apresentar alguma marca preta, então ele é falsificado. Se preferir, faça o teste em um prato de cerâmica ou um azulejo de porcelana, ambos não vidrados.
Lave com vinagre
Uma peça falsificada vai desbotar quando entrar em contato com o líquido. Elegantes, resistentes e com um brilho incrível, as joias de ouro branco são acessórios que trazem muito mais elegância ao visual. Uma boa coleção contém anéis, pulseiras, relógios e outros modelos com o metal, que possam variar entre o design clássico e o contemporâneo. Para mantê-las sempre lindas e bem cuidadas, recomende a seus clientes deixá-las longe de produtos de limpeza, do sol e do calor. Para garantir que as joias de ouro branco da sua loja são de qualidade e têm um design único, é importante procurar por uma fabricante com credibilidade. Confira os produtos da Bautz e adquira as melhores peças!
FONTE: https://www.bautz.com.br/blog/joias-de-ouro-branco-sao-feitas